333bet -Dois caças J-20 stealth ligados a uma brigada de aviação da Força Aérea do PLA decolam para um exerc

O Japão não está 333bet -em posição de criticar gastos mil

Dois ãonãoestáemposiçã<strong>333bet -</strong>caças J-20 stealth ligados a uma brigada de aviação da Força Aérea do PLA decolam para um exercício de treinamento de vôo no início de fevereiro de 2024. (eng.chinamil.com.cn/Foto de Liu Weipeng)

Dois caças J-20 stealth ligados a uma brigada de aviação da Força Aérea do PLA decolam para um exercício de treinamento de vôo no início de fevereiro de 2024. Foto: eng.chinamil.com.cn/Liu Weipeng

Todos os anos, durante as duas sessões, duas figuras-chave atraem atenção externa significativa: a meta de crescimento do PIB e o orçamento de defesa nacional. O orçamento de defesa nacional da China este ano é de aproximadamente 1,67 trilhão de yuans (US$ 234,5 bilhões), com uma taxa de crescimento de 7,2%, mantendo o mesmo ritmo do ano anterior. Esta é a nona vez consecutiva que o orçamento de defesa da China apresenta crescimento de um dígito. Assim que esses dados são divulgados a cada ano, há uma série de exageros sobre a "teoria da ameaça militar da China". Este ano, o Japão assumiu a liderança na alimentação dessa especulação.

No dia em que os dados foram divulgados, o Secretário-Chefe do Gabinete do Japão, Yoshimasa Hayashi, prontamente expressou "sérias preocupações" durante uma entrevista coletiva. Ele afirmou que "a China tem aumentado continuamente seus gastos com defesa nacional para fortalecer seu poder militar sem transparência suficiente", chamando-o de "o maior e sem precedentes desafio estratégico". Ele também enfatizou a necessidade de responder com "todo o poder do Japão e com a ajuda de aliados e nações de mentalidade semelhante". A resposta rápida do Japão está alinhada com seus padrões comportamentais recentes nos últimos anos e não é surpreendente. No entanto, não está em posição de fazer essas declarações.

Observe o orçamento de defesa do Japão para o ano fiscal de 2024, que aumentou 16,5% em comparação com o ano fiscal anterior, atingindo uma alta histórica. Isso é mais que o dobro da taxa de crescimento do orçamento de defesa da China. Este ainda é o caso, apesar do Japão estar constrangido pela constituição de paz. O Asahi Shimbun, um jornal japonês, comentou que um orçamento tão grande excedeu completamente suas próprias necessidades e está em um estado inflacionado. Depois que o Japão aprovou os novos "três documentos de segurança" no final de 2022, seu entusiasmo e ações para expandir suas capacidades militares são descritos adequadamente como melhorando rapidamente e extensivamente suas capacidades militares "sem transparência suficiente". Especialmente considerando a agressão histórica do Japão contra países vizinhos da Ásia durante seu passado militarista, sua urgência atual para romper a constituição da paz representa um risco para o ambiente de segurança na região Ásia-Pacífico.

A China sempre aderiu a uma política de defesa nacional defensiva, insistindo em nunca buscar hegemonia, expansão ou esferas de influência. No entanto, a China tem interesses nacionais que precisam ser defendidos, especialmente os interesses centrais de manter a soberania e a integridade territorial. A China é o único entre os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas que ainda não conseguiu a reunificação. As forças de "independência de Taiwan" e de interferência externa têm procurado oportunidades para causar problemas, exigindo que a China fortaleça as suas capacidades de defesa nacional. O mundo não é pacífico e quanto mais forte for o Exército de Libertação Popular como força para a paz, mais efetivamente poderá salvaguardar a paz e a estabilidade regionais e globais. O Japão usa a comunidade internacional como cobertura, mas só pode representar a si mesmo. A comunidade internacional não abriga más intenções em relação à China e não percebe uma "ameaça" na construção da defesa da China, apenas sentirá segurança.

Um aumento de 7,2% é significativo? Responder a esta pergunta requer uma comparação tanto horizontal como vertical. A proporção dos gastos militares no PIB da China tem sido mantida abaixo de 1,5% durante muitos anos, enquanto nos EUA esta proporção é superior a 3%. Em termos de gastos militares per capita, os EUA são mais de 15 vezes superiores aos da China. Os EUA exigiram à força que outros países da OTAN aumentassem os gastos militares para mais de 2% de seus respectivos PIBs. Embora o Japão não seja um país da OTAN, ele se alinha voluntariamente a este padrão. O aumento no orçamento de defesa do Japão este ano não é acidental e espera-se que permaneça em um nível semelhante por pelo menos os próximos três anos.

Como o porta-voz da segunda sessão do 14º Congresso Nacional do Povo salientou na terça-feira, em comparação com potências militares como os EUA, os gastos de defesa da China, seja como uma porcentagem do PIB, como uma porcentagem das despesas fiscais nacionais ou em termos de gastos nacionais de defesa per capita e gastos militares per capita, sempre foram relativamente baixos.

Há também um problema de causalidade reversa aqui. Até certo ponto, é precisamente a pressão de segurança imposta à China por países ocidentais, incluindo o Japão, de várias maneiras, que tornou a China incapaz de relaxar, não lhe deixando outra escolha senão fortalecer sua construção de defesa nacional. Isso, por sua vez, é usado pelos países ocidentais para exaltar a "teoria da ameaça militar da China". A China é um grande país na história humana que alcançou um desenvolvimento de grande escala de uma forma completamente pacífica como nunca antes. A imagem da China como um grande país pacífico e contido está profundamente enraizada no mundo. Somente aqueles com segundas intenções, que querem suprimir o desenvolvimento militar normal da China e interromper seu desenvolvimento de modernização militar em nome da dissuasão, farão um problema e apontarão o dedo acusador para o aumento razoável dos gastos militares da China.




ARTIGOS RELACIONADOSA China aumenta o orçamento de defesa em 7,2% para 2024, 'propício à paz, estabilidade'

A China anunciou na terça-feira um projeto de orçamento de defesa para 2024 no valor de 1,66554 trilhão de yuans (US$ 231,36 bilhões), um aumento ...

EUA e Japão anunciam orçamentos recordes de defesa visando a China, analistas perturbadores em meio à deterioração do ambiente de segurança

Depois que os EUA e o Japão anunciaram na sexta-feira orçamentos recordes de defesa para 2024, com a mídia relatando que ambos têm ...

Visitantes, por favor deixem um comentário::

© 2024.sitemap