frutabet plataforma login -A capital da Bahia e primeira capital do Brasil, Salvador completa 475 anos neste 29 de março. A lon

Salvador celebra 47frutabet plataforma login -5 anos, a Primeira Capital do Brasil

A capital da Bahia e primeira capital do Brasil,frutabet plataforma login - Salvador completa 475 anos neste 29 de março. A longa história da cidade é marcada por lutas e resistências populares, incluindo a Revolta dos Malês, Revolta dos Búzios e todas as batalhas que culminaram na Independência do Brasil na Bahia, no 2 de Julho de 1823. E mais atualmente, diversos movimentos populares que resultaram em ganhos para população e implementação de políticas públicas na cidade.

Continua após publicidade

Por outro lado, com uma população atual de pouco mais de 2,4 milhões de habitantes, a capital também coleciona altas taxas de pobreza, violência, desemprego e desigualdade. De acordo com recente levantamento do Instituto Cidades Sustentáveis, entre todas as capitais, Salvador tem os piores índices de renda, emprego, segurança, desnutrição infantil, taxa de desocupação, população abaixo da linha da pobreza e jovens vítimas de homicídio.

Para além de tudo isso, Salvador segue sendo conhecida como grande produtora de cultura, cidade berço de importantes artistas e movimentos culturais que marcam a história não só da Bahia, mas de todo o país.

Diante de toda essa complexidade que marca a aniversariante do dia, perguntamos a algumas pessoas que vivenciam Salvador o que desejam a ela nesses 475 anos.


Gabrielle Sodré, da coordenação do Movimento dos Atingidos e Atingidas por Barragens (MAB) / Arquivo pessoal

Gabrielle Sodré, da coordenação do MAB
Ao menos um milhão de pessoas vivem em áreas de risco em Salvador. É a cidade que lidera o ranking das cidades com o maior número de áreas de risco. Então, a cidade que pulsa cultura, baianidade, muito axé, também atravessada por muitas contradições e lacunas do poder público.

A população atingida, que vive em alerta com as chuvas, sem saber se sua casa vai seguir de pé ou até mesmo se continua viva no dia seguinte, já chega a 50% da cidade. Por isso, eu desejo que a gente não tenha que esperar à beira de um colapso social e climático para pensar um plano de adaptação da cidade, para pensar em moradia digna.

Eu desejo que a população soteropolitana possa ter seus direitos garantidos, o direito à segurança, o direito à preservação do que nos resta de meio ambiente, o direito à vida.


Caroline Anice, psicóloga e artista da palavra / Arquivo pessoal

Caroline Anice, psicóloga e artista da palavra
Nesses 475 anos, desejo a Salvador mais respeito para as baianas de acarajé e povo de axé da nossa cidade, na contramão da intolerância religiosa. Desejo a Salvador a juventude preta e periférica de sorriso largo por poder viver o melhor da nossa cultura de resistência, dentro e fora do seu bairro, do Subúrbio ao Centro. Desejo a Salvador a oportunidade de prestigiar mais Bando de Teatro Olodum, Ilê Aiyê, Larissa Luz, Vandal e tantos outros artistas que cantam maravilhosamente a nossa cidade. Viva Salvador!


Valdecir Nascimento, historiadora, ativista do movimento de mulheres negras / Divulgação Instituto Odara

Valdecir Nascimento, historiadora, ativista do movimento de mulheres negras, uma das fundadoras do Instituto Odara
Celebrar 475 anos de Salvador como se essa fosse a cidade maravilhosa é uma falácia. As últimas gestões da prefeitura de Salvador, dirigem Salvador como se estivéssemos no século XIX, século XX, baseadas nos populistas, nos fascistas, na política do pão e circo. O que a ACM Neto e Bruno Reis, atual prefeito de Salvador, fazem com Salvador é violento e é vergonhoso. Salvador é uma cidade muito boa, bonita, maravilhosa para os turistas, não para os que vivem aqui. Para quem vive aqui, Salvador é um padrasto, Salvador é violentíssima, porque as desigualdades são profundas.

A prefeitura, desde o último governo de ACM Neto, está fechando as turmas de EJA. Mais de 20 escolas municipais esse ano vão entrar em reforma agora em março, segundo uma denúncia do Sindicato dos Professores. Não sabemos a última vez que foi houve concurso público para aposentar e substituir professores. E a prefeitura investe no pão e circo.

E você tem uma cidade sem saneamento básico, tem uma cidade que, se chove muito, as encostas caem, continuam caindo e matando pessoas. Você tem uma cidade onde todos os dias se iniciam obras desnecessárias. Vamos fazer um VLT da Lapa para o Itaigara, sem nenhuma necessidade, enquanto os bairros da periferia, os bairros do subúrbio estão se afundando na lama, no lixo, nos ratos e na violência policial do estado. Então, não temos nada a celebrar.

Visitantes, por favor deixem um comentário::

© 2024.cc777sitemap